"Em paz me deito e logo adormeço, porque so Tu SENHOR, me fazes viver tranquilo." - SALMO 4.9

terça-feira, 20 de abril de 2010

FARISEUS

SALVE AMIGOS!

Vamos falar um pouco sobre os "Grupos político-religiosos" no tempo de JESUS.
"Haviam vários grupos político-religiosos que viveram na época de Jesus, que se relacionavam de forma diferente na política, economia e religião e foram importantes na sociedade daquela época na Palestina, que era uma pequena faixa de terra com 20 mil km2.
É dividida por uma cadeia de montanhas que influi no seu clima. E os grupos tinham estes nomes: Saduceus, Doutores da Lei que eram os Escribas, Fariseus, Zelotas, Herodianos ( seguiam Herodes), Essênios e Samaritanos.
Mas hoje vamos ficar com os FARISEUS. Estes esperavam um MESSIAS político-espiritual da descendência de DAVI para precipitar o fim dos tempos e libertar ISRAEL. Acreditavam na predestinação, na ressureição e na vinda do Messias, e que obedecendo a Lei, fazendo Jejum e Oração,o MESSIAS chegaria.
Então cumpriam a LEI em todas as atividades, mas eram conservadores. Criaram novas traduções quando interpretavam a LEI, para o momento histórico em que viviam.
A sua maior criação foi a sinagoga, opondo-se ao TEMPLO que era dominado pelos SADUCEUS. A sinagoga foi usada para leitura e interpretação dos textos bíblicos e orações. E isto era oposto ao Sistema Social do TEMPLO.
No começo os fariseus foram aliados aos sacerdotes e aos grandes proprietários de terras, mas se afastaram, para dirigir o seu povo, embora ficassem distantes do povo simples que não conheciam a Lei. Eram hostis ao IMPERIO ROMANO, mas eram passivos.
Esse grupo polítivo-religioso era formado por leigos de todas as camadas sociais, principalmente artesãos e pequenos comerciantes. O clero pobre que se opunha à elite sacerdotal, também se aliou a esse grupo."
Agora passemos para a Bíblia. "Jesus foi jantar na casa de um fariseu, mas o fariseu se assustou porque jesus não lavou as mãos. Então Jesus disse que eles limpavam o prato e o copo por fora, mas que seu interior estava cheio de maldade e roubo."
Lucas 11. 39-40 "O Senhor disse ao fariseu: "Vocês, fariseus, limpam o copo e o prato por fora, mas o interior de vocês está cheio de roubo e maldade. Gente sem juizo! Aquele que fez o exterior, não fez também o interior?"
COMENTÁRIOS: Nós precisamos ser transparentes e autênticos, onde nossas ações devem ser de acordo com o que pregamos ou falamos. e à isso eu chamo de INTEGRIDADE. Quando somos íntegros despertamos verdades nas pessoas que convivem conosco, e estas verdades são compartilhadas. Isso pode despertar o lado espiritual inato das pessoas perante Deus.
Jamais fazer como os FARISEUS que deixavam de lado a JUSTIÇA e o AMOR de DEUS, em troca de maldades e riquezas, mas usavam a máscara da religiosidade falsa, mantando distância do povo mais simples que não conhecia a LEI.
A INTEGRIDADE e o AMOR INCONDICIONAL certamente despertam uma força espiritual, que aqui chamo de FÉ VIVA.
A LEI é a chave da Ciência, mas não pode ser interpretada com visão em interesses próprios, que controlam a ideologia do povo. Se apropriavam da ciência, mas não davam oportunidade ao povo de conhecê-la, só podiam seguir o que os fariseus falavam. Desta forma o povo não tinha possibilidade de transformação e mudança.
E JESUS desmascarou os donos dessa estrutura antiga e hipócrita e também falou sobre esmolas, que podemos entender como ofertas e dízimos. Mas isto ficará para outro dia."
Bem, à cada dia vamos compartilhando passagens bíblicas e só teremos a ganhar.
A bênção do Senhor esteja contigo!
Maria Luiza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Sua palavra é muito importante, mas que ela tenha coerência com o assunto comentado, que venha acrescentar algo mais." Fique na bênção.