"Em paz me deito e logo adormeço, porque so Tu SENHOR, me fazes viver tranquilo." - SALMO 4.9

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

TITO - EXPRESSAR A FÉ

Amados irmãos, que a graça esteja com vocês

"Expressar a fé na vida" - este é o título da CARTA à TITO escrita pelo Apóstolo PAULO. Mais de dez anos após o EVANGELHO ter sido anunciado e as comunidades serem fundadas,começaram surgir os primeiros problemas.


Porque alguns cristãos de origem judaica misturaram o EVANGELHO com teorias propagadas por gupos judaicos, que queriam regulamentar o uso de alimentos e proibir o matrimônio Costumes do paganismo também se infiltraram nas comunidades, porém a SALVAÇÃO foi trazida por CRISTO.


Esta CARTA À TITO foi escrita por PAULO em 64dC, e TITO era delegado pessoal de PAULO na ILHA DE CRETA. Pois TITO era grego e acompanhou PAULO e BARNABÉ, e mesmo sendo de origem pagã, não era circuncidado para demonstrar a liberdade perante à Lei.


Nesta CARTA PAULO pede à TITO que ajude organizar as comunidades de CRETA e lutar contra os que falseavam a Palavra de DEUS. Portanto, o motivo desta CARTA é a vontade salvadora de DEUS e a Salvação trazida por CRISTO.


PAULO pediu que TITO instituisse presbíteros para anunciarem a doutrina, e rejeitasse as pessoas que fossem contra a doutrina, e que se pudesse, fazê-los praticar também. TITO deveria anunciar o Projeto de DEUS, que conduzia à vida eterna. TITO deveria buscar presbíteros e dirigentes, que seriam os epíscopos e os pastores. Não havia mais apóstolos e a comunidade era animada por um bispo.


Em Marcos 7.1-23 mostra que o importante é se entregar a DEUS com sinceridade no coração, e não no ritual de purificação e nem na proibição de alimentos, como os Doutores da Lei estavam fazendo.

Deveria nomear presbíteros em todas as igrejas, com qualidades morais e com integridade. Era preciso que os judeus se calassem, pois ensinavam o que não deviam e ainda ganhavam dinheiro. Não deveriam falar sobre as fábulas judaicas, ou mandamentos de homens desviados da verdade.


TITO 1.15-16 "Tudo é puro para os puros; mas nada é puro para os impuros e descrentes, porque a mente e a consciência deles estão corrompidas. Eles dizem que conhecem a Deus, mas negam isto com os próprios atos, pois são cheios de ódio, desobedientes e incapazes de fazer qualquer obra boa."


Era preciso ser sadio na fé e expressar a fé na vida: fortes na fé, no amor e na paciência.


Tito 2.11 "A graça de Deus se manifesta para a salvação de todos os homens".
12 "Essa graça nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas, para vivermos neste mundo com auto-domínio, justiça e piedade"


Esta CARTA pede para TITO se impor e também repreender com autoridade. O amor de DEUS, a Salvação pela graça, o batismo, o dom do Espírito e a esperança da vida eterna, isto deve ser o Ministério Cristão.


Ter fé não é aceitar mentalmente as verdades, mas vivenciar na vida prática o compromisso com o projeto de DEUS. Não escolher só o que lhe convém, pois isto divide a comunidade e e´um ato de Heresia.


A regra de ouro é praticra o bem, ajudando quem está em necessidade.


Tito 3. 6-7 " Deus derramou abundantemente o Espírito sobre nós, por meio de Jesus Cristo nosso Salvador para que justificados por sua graça, nós nos tornássemos herdeiros da esperança da vida eterna".


"Que a graça esteja com todos"".

Maria Luiza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Sua palavra é muito importante, mas que ela tenha coerência com o assunto comentado, que venha acrescentar algo mais." Fique na bênção.