"Em paz me deito e logo adormeço, porque so Tu SENHOR, me fazes viver tranquilo." - SALMO 4.9

quarta-feira, 21 de julho de 2010

UM LAR - Ap. PEDRO

"UM LAR PARA QUEM NÃO TEM CASA"

A Paz do Senhor esteja com você.
PEDRO escreveu duas Cartas para "os que viviam dispersos como estrangeiros" em regiões da Àsia Menor: PONTO, GALACIA, CAPADÓCIA, ÁSIA e BITÍNIA. Eles eram imigrantes que viviam fora de sua pátria, por terem partido em busca de emprego ou porque foram comprados e tinham permanecido na casa de seus senhores.
Viviam isolados, sem parentes, sem acolhida, sofriam humilhações e perseguições por serem estrangeiros e cristãos. A primeira Carta de PEDRO transmitiu alegria, freternidade e esperança, diante da siuação hostil, a estratégia seria o "testemunho da vida", e o que bastava para isso era o senso de amor e a lealdade.
Nesta Carta PEDRO ressalta que a UNIÃO entre as comunidades seria acolhedora e fraterna, que juntos formariam a "CASA DE DEUS".
Eles acreditavam que o final dos tempos estava próximo, porisso não pensavam em mudanças na sociedade. Aceitavam a estrutura da época, mas testemunhavam a justiça, a lealdade e a responsabilidade.Esta Carta foi escrita da Babilônia entes do ano de 64 dC, pois a partir deste ano começou a perseguição de NERO.
Estes povos foram escolhidos por DEUS para formarem o povo da Nova Aliança, graças ao sangue de JESUS CRISTO. Com o batismo que é o novo nascimento e é a participação da vida de JESUS ressucitado. É nascimento para outra vida e outra história, dando esperança aos cristãos de um novo ideal humano.
A Nova Aliança é com JESUS, na esperança de uma vida plena para os cristãos. Fé e compromisso com CRISTO que chegou à glória da Ressureição.
As provações trazem o testemunho de vida, e neste testemunho o CRISTO se manifesta. Aí está a alegria da Ressurreição. Quem prega o Evangelho anuncia esse mistério, impulsionado pelo Espírito, e o Espírito provoca discernimento e melhorcompreensão do projeto de DEUS realizado por JESUS.
PEDRO escreve o código cristão da santidade.Pela conversão e pelo batismo o cristão começa vida nova, libertos por CRISTO para serem Filhos de DEUS. JESUS foi descartado como pedra inútil pelos homens, mas ao ressucitar se tornou uma pedra viva.
A sociedade pagã rejeitava a comunidade cristã, achando-a subversiva e malfeitora. Aí entra a importância das Cartas de PEDRO, pois ele propunha os elementos abaixo, para serem vevenciados:
COMPAIXÃO - participar da situação do outro
AMOR FRATERNO - o ponto central é o serviço
MISERICÓRDIA - convivência entre irmão que erram e
HUMILDADE
Esta carta fala do final dos tempo, quando se dará a luta entre o bem e o mal, com vitória do bem. Ela traz uma "luz no fim do tunel" para aquele povo sofrido. PEDRO dizia que não devemos desanimar diante das provações, porque DEUS ressucitou JESUS dos mortos, para nascer no meio de nós, trazendo a esperança de uma herança reservada no céu.
Pedia para que aquele povo se guardasse na força de DEUS. Dizia que devemos provar nossa fé, como o ouro que passa pelo fogo; o ouro pode derreter, mas a fé não se perderá. Ele queria dizer que provações e dificuldades não devem levar à perder a fé.
Receberemos louvor, glória e honra por estarmos firmes na fé, pois ela é nossa salvação. Ele escrevia isso para o povo da Nova Aliança, mas serve para nós tambem, até dos dias atuais. O Pai nos julga pelas obras, e não pela pessoa.
Aquelas comunidades de escravos assim foi resgatada pela Carta de PEDRO que entendeu o quanto foi precioso o Sangue de Cristo. A nossa fé é a nossa esperança estão em DEUS, e acreditamos assim por meio do CRISTO.
A Palavra de DEUS permanece para sempre. Aquele povo aprendeu que o amor fraterno purifica. A prática do bem, que cala a ignorância dos insensatos.Não usar a liberdade como desculpa para o mal, portanto ser livre, mas praticar o bem. Liberdade não é desculpa para erro.
PEDRO pedia nesta Carta, para que os criados obedecessem e temessem seus senhores e patrões, por amor à DEUS. PEDRO foi iluminado pelo Espírito Santo quando escreveu esta Carta, pois esta foi a única maneira encontrada por PEDRO, para que aqueles escravos entendessem JESUS.
Ser paciente no sofrimento, ,es,o fazendo o bem, é muito louvável para DEUS. Isso está em I Pedro 2.19,20
A segunda carta é o último escrito no Novo Testamento e foi escrita no ano 1oo dC mais ou menos. Foi uma época de mudanças na fé, pois estava sendo colocada em dúvida a volta de JESUS, porque estava demorando muito, assim eles achavam.
Outras religiões e pensamentos estavam ameaçando o mistério cristão, com doutrinas estranhas à fé. O conteudo da Carta foi de estimular os desencorajados e denunciar as doutrinas estranhas que estavam aparecendo com falsos profetas.
A vida prática estava liga á DEUS e JESUS, e ao conhecimento religioso. Mas as coisas mudaram, e começou a "GNOSE" que é um conhecimento sem ligação com a vida prática, sem obras e sem JESUS.
Porém, esperar JESUS é se comprometer com a fé, para ser preservado no dia do julgamento. Com a demora de JESUS os falsos profetas no povo de ISRAEL levantavam dúvidas. Mas DEUS não mede o tempo como nós, e o tempo se torna longo, porque DEUS está dando oportunidade para a conversão de maior numero de pessoas.
Lembrar que, conforme a Bíblia, nenhuma profecia da Escritura vem de interpretação particular, pois a profecia jamais veio por vontade humana. Quem escrevia era impelido, tocado pelo Espírito Santo, e os homens falavam como porta-vozes de DEUS.
De mais a mais os Apóstolos foram testemunham oculares de tudo que aconteceu no tempo de JESUS. Então não cabe duvidar e colocar um pensamento pessoal, ou "achar" alguma coisa diferente. Neste "achismo" só erramos, e o SENHOR liberta das provas aqueles que o servem.
Vamos colocar mais virtude na nossa fé, e mais conhecimento na virtude. Firmar o chamado para o qual fomos escolhidos por DEUS.
Ressalto que o texto não contém nenhuma idéia minha pessoal e nenhuma interpretação, pois não precisamos deste recurso, de uma vez que a Biblia não é interpretada. É muito rica para anexarmos palavras do nosso racional, pois razão não salva ninguem.
Portanto, vamos entender o que PEDRO significou sendo Apóstolo de JESUS.
"Que haja abundância de graça e de paz." Pedro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Sua palavra é muito importante, mas que ela tenha coerência com o assunto comentado, que venha acrescentar algo mais." Fique na bênção.